Políum

Modo de usar:
Obs.: É importante não ler o poema antes que os passos a seguir sejam feitos.

1º Carregue as 4 músicas, mas não ouça nenhuma, apenas carregue.
2º Dê play nas 4 músicas em sequência, é importante que as 4 toquem ao mesmo tempo.
3º Enquanto as 4 músicas tocarem ao mesmo tempo leia o poema, se acabar de ler antes que as 4 acabem de tocar, espere até que todas acabem antes de ler a mensagem que está entre parenteses ao final do poema. Só a leia depois que as músicas acabarem de tocar.












Políum


1º ou I

A parte má de mim,
sim, eu tenho,
não quer ser herói de feriado.
Gosta de rasgar carne com o dente,
de dormir no chão frio,
de saber que pode ser mais,
mas quer apenas o suficiente, como você.

Sabe que o mundo me precisa,
mas para merda com ele,
sou primitivo nessa forma,
quase cavernal. Tenho medo da
vida em conjunto, não gosto
do futuro nas estrelas, sou selvagem, como você.

Eu nego meus nãos, só
para ter o gosto de saber que
não concordo com ninguém,
como você.

Nesse estado, eu como você.

2º ou II

Eu tenho olhos tristes
em dias úteis, eu choro
com a chuva, eu uivo de raiva
mas choro de medo.

Eu uivo sozinho, vejo todos
como árvores e não quero
preservar esse ambiente.

Sou um pobre louco que
tem medo do que pode
fazer a si mesmo, sou tão
devastador quanto fogo
em uma poça de água.

Eu choro, só de ouvir meu
nome eu choro, porque não sou eu
que ele denomina, é alguma
outra coisa menos perdida
que eu.

3º ou III

Eu acredito no amor sacrificial. Aquele que precisa tomar algo para revelar-se. Ele me disse que era assim, disse ao mundo todo que o amor tinha que ser reinventado. Isso antes de saber como ele hoje é vendido até aos mais indignos. Não é digno de amar o ser que não pode sacrificar algo de si. Sim, há dor. Ah! A Dor é só o sinal de que seu sacrifício fora aceito. É como árvore podada que entrega um ramo, derrama seiva e combina os dois, reabsorvendo a essência para crescer outro. O amor pode ser eterno, sim ele me disse, mas eterno também será o sacrifício. Amor não se alimenta de amor, ele se alimenta de nós. Quem ama sem ser amado é porque não recebe um sacrifício em troca do que fora sacrificado. A culpa não é sua, nem do universo, é do ser medíocre, o seu amado, que não sabe o gosto que tem perder uma parte de si para ganhar amor fora de uma lata, sem cartão, desembrulhado. Eu sou só sacrifício, sou eterno sacrificado.

4º ou IV

Existiu um tempo, o
tempo dos meus deuses, em
que ser livre era ser feliz.

Hoje, ser livre é utopia
num quarto branco, num céu cinza.

Eu quis cantar revolução, mas
o par capaz de mim, vive numa
outra galáxia.

Eu ainda quero ser mais,
você está vendo que eu quero, mas
sou tão ocupado com as pequenas
prisões, que meus olhos continuam
fechados.

Eu rezo, rezo aos meus deuses
sujos de raiva, bêbados, os verdadeiros, os
Deuses de verdade, que abram
meus olhos, que sangrem
minhas mãos para pintar
as paredes.

O céu dos loucos é meu
paraíso, o lugar onde medo
e dor são dádivas, onde eu
sou irmão de um humano
tão sofrido quanto eu, com
chagas nos pulsos, inscrições
de sangue na nuca.

Eu sonho com o lugar, onde
Hinos de revolução são preces, onde
ser maldito é ser um
Deus diferente, pecado,
sacrificado, mas honrado
por ter gritado e mesmo silenciado
de alguma forma ele acendeu uma
chama de divindade no meio da
humanidade imunda.

5º ou V

“E embriagado o poeta engolia o Universo” (Rimbaud)


(Agora pense em exatamente como se sentiu ao ouvir as 4 músicas ao mesmo tempo enquanto lia os fragmentos do poema, cada um contendo um sentimento diferente, uma tônica diferente. Se você tentou focar nos sentimentos e as músicas te atrapalharam; se você se sentiu opaco, esparso, irritado e não conseguiu entender nada, é assim que meu coração e minha mente são.)

Comentários

@candido_dan disse…
Sem palavras...

...Você é um dos poucos que consegue me deixar sem ter o que dizer numa hora dessas...
Beta C. disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Beta C. disse…
incrível.

engraçado como se assimila melhor
o conhecido;
o confortável; e
o que segue o compasso da cabeça e do coração naquele momento.
Anônimo disse…
Deu nó.

Mas nada que seja totalmente indecifrável, após algumas tentativas.

Ótimo gosto musical!

beijos
FOXX disse…
gente
q idéia
eu não consegui fazer isso...
a gente sente dor por um motivo.

a gente deve se sentir assim tb por um motivo.

mais uma composição maravilhosa.
mas eu vou reler sem as músicas, tá? eu vivi a experiência mas quero ler os textos tb.
Jaécia Bezerra de Brito disse…
Não ouvi a música, seu desejo de liberdade em todos os versos me embriagam, e bêbada de liberdade, adormeço seus versos em silêncio.

Postagens mais visitadas