Os memes e a "cultura"

          Hoje pela manhã me surpreendi ao ver a história do “Menos Luisa, que está no Canadá” tendo destaque no jornal matutino Bom dia, Brasil, da rede Globo, que foi caracterizado como um fenômeno virtual chamado meme. Quase todas as chamadas incluiam o bordão em suas manchetes.
           Mas o que eu acho que mais me surpreendeu, foi a pergunta que me veio a mente logo depois: e porque não?
          A “reportagem” explicava que o termo meme vem do grego (mimeme) e designa, genericamente, a repetição de um comportamento específico por um grupo de pessoas. Com o avanço das comunicações e da vida virtual, esse tipo de comportamento tornou-se mais comum. Pois bem, a estudiosa (do que não me lembro agora) explicou que o mais interessante é que esse tipo de ação é capaz de gerar cultura. Daí eu já me imaginei em discussões calorosas com alguns amigos sobre como “a cultura hoje em dia é uma merda, se uma porra de um meme é considerado cultura. Como colocar isso ao lado de pintura, literatura, moda, fotografia...”.
          Então eu resolvi pensar melhor. Se a cultura é qualquer tipo de produção humana que designa e representa o homem e a sociedade em que ele vive, não necessariamente como uma imitação (deixando claro que essa concepção de cultura é minha, não a peguei em nenhum livro), porque, então, seria difícil de acreditar que os memes e outros tipos de produção virtual não podem ser considerados cultura? E aí me vem a grande e velha discussão de que “cultura é arte de alta qualidade” e porra e tal. Mas lembremos que, hoje considerados arte, hip-hop, grafite, e outros tipos de manifestações artísticas não eram considerados antes.
          O que me parece é que ainda existe muito pré-conceito (sim, assim mesmo), daqueles, do mesmo nível, que muitos de nossos pais nos jogam na cara, como um “homem nasceu pra mulher e não para outro homem”. São as amarras que nos prendem ao passado e suas formas de ver e ser a sociedade.
           Os memes podem ser, sim, um reflexo da produção cultural de nossa época e eles cumprem muito bem o papel de refletir a sociedade copiadora, onde o mais importante é estar na “boca do povo”, não importa se por originalidade ou por seguir uma onda. Muita gente prega o triunfo de uma sociedade altamente imagética, dominada por imagens que se repetem se intercalam e se incorporam. Os memes podem fazer parte dessa ação-não reação.

Comentários

Concordo plenamente ... seu conceito de cultura é perfeito ... tb vejo por este ângulo ... eu posso até não gostar deste ou daquele aspecto cultural mas isto não lhe tira o status de cultura ...

"Cultura é qualquer tipo de produção humana que designa e representa o homem e a sociedade em que ele vive."

bjão
FOXX disse…
por causa do preconceito, amigo, pq cultura é só a alta cultura e a cultura popular, mas lembre-se que até recentemente a cultura popular não era cultura tb não, essa cultura de massa, acho q podemos chama-la assim, ainda não foi aceita dentro deste alta cultura + cultura popular.
Anônimo disse…
Concordo com você... pq não ser considerado cultura? não vejo problema algum, uma vez que é algo visível e atuante na sociedade atual.

Acredito que talvez assuste um pouco toda essa euforia e novidades por termos entrado em uma era digital de forma sorrateira e que da noite para o dia se tornou (literalmente) parte do cotidiano de todos nós!

Quem não sabe das notícias está por fora e, pasmem, é só piscar os olhos ou bobear por alguns instantes e já estamos desatualizadíssimos!

Ocorre que, cultura ou não, minha única ressalva é a de que noticias passageiras e altamente mutáveis (muitas vezes sem qualidade alguma) torna uma sociedade massificada - digo isso pela nossa história marcada pela alta demanda e produção em massa - com conhecimento superficial. Conversas superficiais, vidas superficiais... enquanto tem tanta coisa que podemos aprender com a tecnologia... tanta possibilidade de se aprofundar em tantos assuntos.

Meme é a nossa realidade, então vamos analisar e discutir!

ótima crônica.

beijos
Geise Kelly disse…
Gostei de sua colocação, Arthur. As pessoas ainda associam a cultura à padrões elitistas e de "belas artes". Claro que há muito em nossas práticas que não podemos chamar de manifestação "cultural", embora esteja "entranhada" em nossa cultura. Os memes, como esse de Luiza, por exemplo, sejam eles cultura ou não, reflete um fenômeno da nossa sociedade, e como tal, nos ajuda a compreender, de certa forma e até melhor, o comportamento das pessoas diante de determinados acontecimentos. São essas práticas, por mais insignificantes que sejam, que nos exprimem e permitem compreender as relações/reações das pessoas quando se trata da internet e todo esse bombardeio tecnológico e midiático.

Postagens mais visitadas