Hábitos de leitura

Ler é uma parte muito grande da minha vida. Leio para estudar, leio para trabalhar, leio para me distrair. Obviamente, estou sempre lendo. Às vezes leio coisas que me agradam, às vezes preciso ler algumas que não me agradam tanto assim. 

Costumo ler mais de um livro por vez. É uma alternativa para aqueles momentos em que alguma leitura me cansa um pouco. Nesses casos, há sempre um outro livro já começado que pode ser mais interessante. O problema está quando todas as leituras que você faz começam a lhe cansar um pouco. Nesses casos eu escolho um dos livros e faço uma leitura intensa para passar logo da parte mais cansativa e chegar a um ponto em que o livro possa me entusiasmar novamente.

Também costumo ler de tudo: romances, contos, poesias, crônicas, livros técnicos e de não-ficção, biografias, memórias, teoria literária, etc. Os segmentos também são vários: infantil, infanto-juvenil, adulto, erótico, suspense, terror, drama, romance, cômico. Mas os que prefiro são os dramas, os clássicos e terror/suspense. Gosto de livros que ficam na sua cabeça por um tempo (justamente por isso resolvi tornar o blog uma espécie de "diário de leitura", onde eu poderia escrever sobre os livros que me agradaram muito).

Não tenho um autor específico. Tenho autores específicos por segmentos. Como terror, o Stephen King. Infanto-juvenil, J. K. Rowling. Dos clássicos fica mais difícil responder, são muitos e por diversos motivos.

Eu tenho um interesse especial por livros que tratem de magia, especificamente aqueles que constroem uma boa imagem de bruxas e magos. Gosto da temática, gosto do universo em que as personagens se inserem, gosto dos dramas dessas personagens.

Também sou muito fã de literatura brasileira, de todos os tempos. Minha vida acadêmica gira em torno de literatura brasileira, é com isso que quero trabalhar, é disso que quero viver.

No momento estou lendo três livros: A cidade e os cães, de Mario Vargas Llosa; O mundo assombrado pelos demônios, de Carl Sagan; e A espada de Shannara, de Terry Brooks. Estou para começar O beijo da Colombina, de Adriana Lisboa, além de Sinfonia em Branco, também de Adriana Lisboa.

Só para concluir, algumas curiosidades sobre o blog: não pretendo ter um canal no youtube, porque, apesar de ser professor e ter que encarar turmas de 35 adolescentes todos os dias, eu sou muito tímido e não gosto de exposição. Por isso eu não acho interessante a ideia de me gravar para postar na internet. Prefiro escrever. Além disso, uso a escrita do blog como forma de melhorar ainda mais como escritor (tanto de literatura quanto de não-literatura). Eu não faço resenha sobre todos os livros que eu leio. Escrevo apenas sobre aqueles que eu acho que tenho algo a dizer.

Quero diversificar um pouco mais o blog. Colocar textos falando sobre o andamento da leitura, além das resenhas. Falar um pouco sobre os livros que desisti de ler, contar os motivos da desistência, essas coisas.

Até breve.

Comentários

Postagens mais visitadas