[Resenha] Um outro amor - Karl Ove Knausgård


O segundo volume da saga “Minha luta” de Karl Ove Knausgård segue um caminho semelhante ao primeiro volume. A narrativa é constituída por digressões, impressões, pensamentos, memórias que se sucedem sem perder a linha. Karl Ove é um escritor realmente impressionante.

Existe uma sinceridade muito forte naquilo que ele escreve. Ao longo do livro, em alguns pontos, a narração dá lugar a um texto com um teor mais ensaístico que nos revela as pretensões literárias do autor: não escrever ficção. Logo, uma saga inteira focada na própria vida parece plausível.

Enquanto no primeiro volume Karl Ove focava em algumas questões de sua infância e juventude para concluir narrando a morte do seu pai, no segundo volume ele foca na vida com sua esposa e seus três filhos. Vi em uma entrevista que os livros causaram problemas ao autor, pela maneira sincera como ele descrevia as pessoas de sua vida. Nesse livro, Linda, sua esposa, é demonstrada muitas vezes como uma mulher fria, egoísta, mas sem nenhum julgamento da parte do autor, ele mesmo descrito como alguém frio e egoísta, que não se vê na posição de pai que cuida dos filhos por achar que isso o tornava indigno.

O mais impressionante é a facilidade com que Karl Ove parece construir seus livros. São fatos narrados sem muita linearidade, quase como se obedecendo a ordem da lembrança, mas escritos com um compromisso forte com a própria escrita e o que dela pode restar depois que esse processo é concluído.

Com certeza um dos mais habilidosos escritores contemporâneos.

Sem contar que tem esse ar de estrela do rock, né. 

Comentários

Postagens mais visitadas